"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


sábado, 2 de abril de 2011

UMA TORTA DOS DEUSES !..de COCO QUEIMADO !...







Olá ! Hoje trago para vocês uma super Torta de Coco Queimado, pouco conhecida na net...Uma torta  tão deliciosa, quanto fina…requintada e de um belo visual…Aquela receita que se pensa fazer em comemorações especiais, Natal…Ano Novo…Páscoa…
É  uma receita de família, não exatamente de minha família, mas de avós, bisavós de minha prima...uma tradicional família de Piratininga...Ela veio vindo ao longo dos anos,  passando de mães para filhas, netas e bisnetas,  numa trajetória a perder de vista…sempre deixando sua marca...A estrela de qualquer festa...! 
E com o passar dos anos meio que esquecida  pelo tempo, tomei  para mim a responsabilidade e o grande   desejo de trazê-la…ao vivo e a cores...ao lugar que ela sempre deveria estar para que seja apreciada e degustada por todos…Fizemos a quatro mãos, eu e minha prima Raquel, quituteira nata, descendente dessa família.Contamos com a boa vontade de sua tia, que confessou fazê-la sempre no final do ano, para agradar seu neto que ama comê-la…e como havia algumas dúvidas, a ela recorremos…É uma receita composta de várias etapas…


1ª – Base da torta de coco
2ª – Doce de ovos moles
3ª – Doce de Ameixas


Abaixo segue a receita :
Base de Coco da Torta : Ingredientes
2 cocos grandes, ralados e com casca
2 xícaras de açúcar refinado( 1 xícara = 240 ml)

12 claras, batidas em neve em ponto firme (essas claras, eu aconselho juntar ao coco só dia seguinte.(leia mais abaixo)

Preparo
Untar uma forma redonda de fundo falso com margarina, papel manteiga no fundo, untado também.( 26cm de diâmetro).
Numa panela grossa, o coco e o açúcar, mexendo sempre enquanto caramelisa por 30 minutos aproximadamente, e vai secando o caramelo, ficando como uma farofa marron clara, depois, sempre mexendo, até uma farofa marron mais escura (foto).Desligue o fogo, mas, continue mexendo até soltar todo o coco da panela, por uns minutos ainda.Passe essa farofa de coco para uma vasilha maior (vai receber as 12 claras em neve).Esfrie.(*).À parte bater as claras em neve, firmes, e juntar à farofa de coco, misturando bem (veja uma observação em asterisco, abaixo) até homogeneizar tudo.Despejar na forma, preparada e assar em forno moderado por 25 minutos, ou fazer o teste do palito...se sair limpo, está assada a base.Reserve.

(*) Nesse ponto , se quiser pode deixar para concluir no dia seguinte, que foi o que fizemos, pois se trata de uma receita com procedimentos mais longos...e as claras a serem juntadas dia seguinte, ficarão melhor depois de bem seca essa farofa de coco queimado...
O Passo-a passo...
As 2 primeiras fotos, os ingredientes da 1ª etapa, faltando apenas o açúcar (esquecimento da 'patroa'...rss) Então, temos aí o açúcar (invisível), o coco ralado com casca e posteriormente, depois de bem fria e remexida à farofa de coco,  as claras (1ª foto) 


Abaixo, a cor da farofa de coco, pronta e bem esfarelada, pelo dia que ficou esperando, para só depois acrescer as claras em neve...foto seguinte...
Aqui, as claras já foram incorporadas, remexendo de baixo pra cima ...e foto seguinte, o 'bolo' (fica uma espécie de bolo, sim)...já assado... 
                                             ...ei-lo já desenformado em lugar escolhido...

Doce de Ovos Moles: Ingredientes
1 copo de açúcar
1/2 copo de água
12 gemas, passadas na peneira
1 xícara (café) de leite
Baunilha a gosto, quando já frio

Preparo:
Fazer uma calda com o açúcar e a água, em ponto de fio brando.À parte acrescentar às gemas o leite, misturando.Retire a calda do fogo e junte as gemas, mexendo sem parar.Volte ao fogo (diminua a chama,  se necessário) continue mexendo até ferver por uns minutos.Desligue e esfrie.Acrescente a baunilha e reserve.

Doce de Ameixa: Ingredientes
400g de ameixas sem caroço
1/2 xícara(chá) de açúcar
Metade de 1/2 xícara de água

Preparo
Junte os ingredientes e leve ao fogo para ferver.Não deixe secar a água, somente ferver por uns minutos.Esfriar e reserve.


Montagem da Torta :
  1. Desenformar a torta e colocar no lugar em que ficará.
  2. Espalhar o Doce de Ovos.
  3. Abrir as ameixas e ir colocando à volta e em cima da torta.


                                           O LIVRO...'SEGREDINHOS  DA VOVÓ'...( 1980)

Gostaria ainda de contar alguns detalhes sobre a trajetória dessa Torta de Coco Queimado...Ela consta de um livro de receitas chamado' Segredimhos da Vovó', datado de 1980, portanto há 31 anos atrás...Esse livro foi de iniciativa de senhoras católicas de minha cidade, lideradas por Dª Celina de Oliveira Fernandes e suas filhas, com o intuito de angariar recursos para o Asilo de Idosos São Vicente de Paula, que passava por dificuldades financeiras.Segundo Dª Celina,  pessoas da cidade eram contatadas para que escrevessem uma receita de sua preferência afim de constar nesse livro.E...'choveram' receitas das mais variadas ! A comunidade colaborou e muito, graças ao bom Deus...causa tão nobre...Essas receitas, eram testadas muitas vezes por ela e suas filhas, em sua casa, porque em alguns casos havia dúvidas no seu entendimento e nem sempre as pessoas eram localizadas,  razão pela qual havia a necessidade de testá-las para depois serem selecionadas. Era um trabalho de 'formiguinhas' ...mas que foi recompensado pois resultou em benefícios para a entidade.Eu particularmente, me lembro desse livro sendo mostrado no antigo programa da tv Globo...TV Mulher, por Marília Gabriela...Dª Celina conta que mandaram um exemplar para a apresentadora com o intuito de divulgá-lo e ela o fez.Um outro fato que alavancou os lucros foi por intermédio de seu genro, que na época era funcionário do jornal O Estado de São Paulo, o 'Estadão'...esse genro levou ao conhecimento de seus chefes, essa proposta, e...novamente as mãos de Deus entraram em ação, pois o jornal graciosamente imprimiu 5000 livros em sua gráfica e como se não bastasse, uma 'perua' kombi dessa empresa trouxe os 5000 exemplares para Piratininga.E eu pergunto...'teve ou não teve as mãos de Deus'  nessa empreitada...! Abaixo as fotos desse livro...
A Torta de Coco Queimado aparece no livro sendo apresentada por uma descendente da tradicional  família...Dª Ercília  Santos Senise.

Muitas pessoas adquiriram esse livro, ao longo desses anos...e hoje, ainda continua a ser vendido pela diretoria dessa entidade.


9 comentários:

  1. Hummm, essa torta parece ser uma delícia!
    Eu adoro esse coco =)

    ResponderExcluir
  2. Essa torta está na minha família há muitos e muitos anos mas não sei porque sempre chamamos de Torta Gaúcha,e ao invés das ameixas, colocamos fios de ovos, realmente é dos deuses!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia, muito bom saber que essa torta tb faz parte de sua família ! Sabe q pesquisei muito na net...e nada encontrei que a ela igualasse ! Mas é muito boa essa troca...a de sua família tem fios de ovos...!!! Muito interessante e de uma próxima vez, vou colocar tb esses fios de ovos...junto com as ameixas !!!Imagine como ficará !!! se já era "Dos Deuses"...!!! Obrigada por seu depoimento...após mais de 1 ano essa torta ainda provoca comentários!!!

    ResponderExcluir
  4. Dani, desculpe-me não ter respondido quando de seu comentário, há mais de 1 ano...Sabe, essa receita foi uma das primeiras desse blog, e eu ainda não sabia lidar com todas essas coisas...Mas hj, ao responder à Patrícia respondo a vc tb...
    Obrigada por tecer elogios à essa Torta, realmente "Dos Deuses"... rsrsr...Coco é sempre muitoooo bommmm, não ?

    ResponderExcluir
  5. Olá, poderia me dizer como comprar este livro segredinhos da vovó, pois este livro lembra minha infacia, onde uma tia que ja faleceu tinha este livro e eu sempre emprestava dela, ela se foi, o livro se perdeu e aqui vejo a possibilidade de ter de volta trechos de um tempo que não volta mais... Meu e-mail marcia.dcrb@bol.com.br, pois tentei achar este asilo que vende o livro mas não encontrei, se tiver o telefone ficarei grata. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de saber onde encontro este livro. Minha avó (falecida em 1986) tinha um exemplar deste, que até pouco tempo estava comigo, porém estava faltando umas folhas, ai emprestei para alguém e desde então não tive mais notícias desse livro.
    Muito obrigada. Fico no aguardo de uma resposta e ficarei muito feliz em comprar o Segredinhos da Vovó com todas suas deliciosas receitas.

    Débora
    meu email é deborasvd@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de ter o livro. Se puder passar contato. f.cazali@icloud.com
    Grata
    Fernanda

    ResponderExcluir
  8. Oi, não existe melhor, para mim!!! Fazemos em família desde que nasci !(1952) ahahahaah. Um detalhe, nós recheamos alternado, doce de ovos e doce de ameixa, a cobertura, só doce de ovos. Parece que o paladar da ameixa fica melhor, no centro da torta. bjsss

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci a Torta de Côco Queimado de uma doceira de Porto Alegre quentinha camada deameixa,camada de ovos moles e, alémdestes era decorada tb com ovos moles ameixa e fios de ovos! Dos Deuses mesmo! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...