"À mulher brasileira que teve no fogão um companheiro de vida : mamães brancas , pretas velhas , escravas , titias gordas , empregadas domésticas , donas-de-casa , maria de muitas dores e poucas alegrias numa profissão que continua emprego , embora seja arte."{Maria Stella Libânio Christo em seu livro 'Fogão de Lenha' , 1977 }.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Pamonha de Forno !



Olá ! Mais um bolo de milho que quero compartilhar com vocês ! O outro postado aqui, de nome Bolo Pamonha é também muito gostoso...lá, além da receita eu falo também dos tempos em que a mulherada toda se juntava numa determinada casa...e tias, comadres, vizinhas e a 'primaiada'...se reuniam para fazer a pamonha...e era aquela festa ...! Coisas boas a gente não pode deixar de registrar e entusiasmada com mais uma receita com milho que eu A-DO-RO...aliás, TUDO DE MILHO é  bom demais,  resolvi vir rapidinho dividir com vocês...Foi lá no Panelaterapia que essa Pamonha de Forno me 'pegou'...e , recomendação desse site a gente jamais passa batido ! Tratei logo de fazer a receita e me esbaldei de comer...eu e a Ni, secretária fiel, que tem os mesmos gostos que eu...Foi no escondidinho da cozinha, na calada dessa tarde chuvosa...nos olhamos...e no silêncio dessa cumplicidade , aprovamos com entusiasmo a receita. E, sabor  de pamonha, sim ! Gente !É bom demais !!! qué sabê o que resultou desse bolo? Nadinha ! Não passou da cozinha !kkkkkk...Mas também pudera...receita tão pequena ! Aconselho até a fazê-la dupla ou tripla ! Não irão se arrepender...Mesmo assim, não dará pro gasto, caso haja alguém como eu fissurada em doces ! Vamos à receita...

Ingredientes
2 latas de milho verde (sem a água)
1 garrafinha de leite de coco (200 ml)
1 1/2 xícaras de açúcar
4 ovos
25g de queijo parmesão ralado no grosso (meio pacote) ou 4 colheres cheias de parmesão ralado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo (peneirar)
pitada de sal (por minha conta)
1 colher (sopa) de fermento em pó (só no fim)- peneirar também

Assadeira...forma ou pirex,  medindo 22 x 28 cm, aproximadamente(essa medida é a ideal)

OBS : Fiz essa receita num pirex (veja como esse bolo é pequeno) com as medidas citadas ...mas, você pode usar qualquer outra forma, apenas obedecendo as medidas...Se fizer em forma pequena, mas alta, pode ocorrer de demorar mais tempo no forno e ter que usar um alumínio para deter o dourado e assar mais lentamente...Aconteceu comigo...Como uso dois fogões diferentes, consequentemente dois fornos diversos, acaba que não conheço bem nenhum dos dois !!! rsrsrsrs...é o caso de dizer...conheço o marido , mas não conheço meus fornos..!!!


Preparo
No liquidificador todos os ingredientes, menos o fermento...Bater bastante e depois ainda no liquidificador junte a colher do fermento. Bata só pra misturar e despeje em forma untada e enfarinhada.Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 º C...e, fazendo o teste do palito...saindo limpo, o bolo estárá pronto...

 E como disse a Tati do Panelaterapia..." É o puro crrrreme do milho verde"...rsrsrsr...Com toda certeza ! Assino embaixo...pamonha na certa !!! e sem trabalho algum, o que ainda é melhor !Façam hoje mesmo, se puderem...Com esse tempo e o friozinho...tem coisa melhor ?!?...beijosssssss...
"Buscai pois, em primeiro lugar,
o seu reino e a sua justiça,
e todas estas coisas
vos serão acrescentadas".
                              Mateus: 6:33

Um comentário:

  1. Eu sou um pamonha para tudo que tem sabor doce...mas a verdade, é que se essa pamonha for tão saborosa como parece, pode fazer logo as três receitas. Uma será para comer e as outras duas para me...empanturrar! Assim que sairem do forno, dê um berrinho, não muito alto, para não encher a cozinha de gente.E aproveite, faça mais umas para os outros não ficarem lambendo os beiçóes!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...